A Família Sob Ataque

A sociedade tem sido impactada pelo aumento de casos de pais que matam seus filhos, e vice-versa, uma situação muito triste. A relação entre pais e filhos, baseada no amor e na união, costuma ser um pilar fundamental da família. Quando isso não acontece, ocorre um desequilíbrio insustentável.

Infelizmente, os laços familiares estão cada vez mais frágeis, o que pode enfraquecer toda a sociedade. Por essa razão, a instituição familiar está enfrentando desafios inigualáveis, estando sob um atroz ataque.

É verdade que os valores mudam com o passar do tempo, mas a família, estabelecida por Deus desde a criação do mundo, é imutável. No Brasil, por incrível que pareça, até 2005 o adultério era considerado um crime, embora há décadas ninguém mais fosse preso por ser infiel. Os valores foram se relativizando, mas o fato é que o adultério continua nos dez mandamentos. Então, do ponto de vista religioso, adulterar continua sendo pecado.

O adultério não está no decálogo porque Deus queria apenas preservar a pureza das relações sexuais, mas sim para proteger a instituição da família. Essa foi a verdadeira razão por trás da proibição do adultério nos 10 mandamentos dados pelo Criador.

Não apenas a família foi criada no início do mundo, mas o próprio casamento de Adão e Eva foi realizado por Deus. No entanto, o plano maligno de tentar destruir a primeira família foi evidenciado quando corrompeu Adão e Eva. Acabar com a família, uma instituição estabelecida no paraíso em um ambiente perfeito, tem sido uma das estratégias mais visíveis do mal em nossos dias.

A escritora White afirma que os ataques à família serão intensificados no fim dos tempos. “Foi-me apresentada a condição de degeneração atual da família humana. Cada geração se tem vindo enfraquecendo mais, e a humanidade é afligida por toda forma de enfermidade. Milhares de pobres mortais de corpo deformado, doentio, nervos em frangalhos e mente sombria, vão arrastando uma existência miserável. Cresce o poder de Satanás sobre a família humana. Não viesse em breve o Senhor e destruísse o seu poder, e não tardaria que a Terra estivesse despovoada.https://cdn.centrowhite.org.br/home/uploads/2022/11/Testemunhos-para-a-Igreja-1.pdf

Hoje está claro que muitas das dificuldades da nossa sociedade tiveram início com a deterioração da família. Ellen White foi precisa em sua previsão. Atualmente, essas afirmações parecem óbvias, mas foram escritas há cento e cinquenta anos.

O sexo cada vez mais é visto como uma forma principal de entretenimento, levando a níveis extremos de sensualidade que parecem estar piorando. Isso tem levado a relações promíscuas que prejudicam as famílias, deixando muitos adultos emocionalmente fragilizados, e tornando os relacionamentos frágeis em um mundo que valoriza relações passageiras.

Jesus Cristo valorizava a família e ele ter seguido os passos profissionais de seu pai de criação, José, mostra o quanto o amava. Isso demonstra a influência significativa de José sobre Jesus e o quanto ele era um exemplo de pai. Embora saibamos pouco sobre José, o amor de Jesus por ele é evidente pelos frutos que produziu.

Jesus também amava muito sua mãe, tal como descrito nos evangelhos. Mesmo depois da morte de José, Jesus se preocupou com Maria até seus últimos minutos de vida. Maria sempre apoiou e incentivou Jesus, marcando presença desde o primeiro milagre até a ressurreição.

Os irmãos de Jesus foram seus importantes seguidores e alguns morreram como mártires, assim como seu irmão e mestre. É difícil descrever o amor que demonstravam uns pelos outros. Mesmo sendo todos uma família pobre em um subúrbio insignificante da Judeia, o amor deles transformou o mundo.

Podemos ver na parábola do filho pródigo, como Jesus enxerga a família. Ele contou a história de um pai que acolheu o filho arrependido, mesmo após o rapaz haver desperdiçado todos os bens. Jesus ensinou o exemplo de perdão e amor entre pai e filho. Muitos pais teriam recusado o filho, mas o pai da história surpreende ao aceitá-lo com amor e perdão https://www.bibliaon.com/versiculo/lucas_15_11-32/.

Vivemos tempos em que o amor está esfriando, conforme profetizado ma Bíblia sobre o fim dos tempos. As famílias já não vivem em harmonia, e isso traz muito sofrimento. Lucas 12:53 descreve um cenário do fim dos tempos: “Estarão divididos: pai contra filho, filho contra pai; mãe contra filha, filha contra mãe; sogra contra nora, nora contra sogra.

Não sabemos até que ponto os ataques à família irão, não há como prever até onde chegaremos. Precisamos saber duas coisas: que isso é obra do mal para desafiar a Deus, e que a a intensidade da falta de amor indica que estamos no tempo do fim. A única saída é olharmos para Jesus e pedir que Ele habite no nosso lar.


Por Alexsandro Leopoldo profalexleopoldo@gmail.com

Deixe um comentário